[Jogos][Slideshow]

NUNCA use apps de limpeza

Sabe aquele app que promete deixar o celular mais rápido, deletar lixo da memória e fechar aplicativos? NÃO USE, pois eles podem E VÃO diminuir a velocidade e a vida útil do seu smartphone consideravelmente.





Existem muitos aplicativos que prometem melhorar a performance do seu celular e limpar 'dados lixo' da sua memória. Vou ensinar nesse post o porque essa é uma das piores coisas que você pode fazer no seu smartphone.

Limpeza de Arquivos

Explicando - Software:
Imagina que você abre a galeria e na sua galeria tem muitas fotos. Para o celular não precisar carregar as miniaturas à todo momento, ele gera um cache, assim, quando você abrir sua galeria novamente, as miniaturas das fotos já foram carregadas e o processo será mais rápido.

Acontece que esse cache é deletado por esses aplicativos de limpeza e quando você abre novamente a galeria, o cache é recriado, fazendo você perder mais um ciclo naquele espaço na memória flash e obrigando seu celular recriar miniaturas de fotos que já era para estar prontas, causando lentidão. Nesse exemplo, estou citando apenas a galeria, esse processo é feito por boa parte dos apps de Android.

Explicando - Hardware:
Os celulares usam a memória NAND/Flash para armazenamento. Embora seja mais rápida, essas memórias tem uma limitação, a quantidade FINITA de escrita. A quantidade de ciclos varia entre 10 mil e 100 mil

Imagina que quando você tira uma foto. Essa foto será alocada em um espaço na memória. Você deleta essa foto e tira outra. Essa nova foto pode substituir aquele mesmo pedaço da antiga, isso significa que o ciclo daquele espaço onde a foto foi alocada já foi usado duas vezes.

E para quem não sabe, o Android tem uma ferramenta de limpeza de cache nativa

  
Configurações > Armazenamento > Dados em Cache

Limpeza da RAM


Apps de limpeza como Clean Master prometem 'matar' apps e deixar seu celular mais rápido. Geralmente, os usuários baixam esses apps por já perceberem uma certa lentidão em seus aparelhos.

O Android arquiva processos e os deixa rodando em segundo plano, para inicializar rapidamente quando abrir um app

Se você 'matar' o app que estava funcionando em segundo plano, ele vai abrir novamente (ou você consequentemente vai abri-lo) e dessa vez, o app vai abrir como processo principal, fazendo seu celular carregar processos que antes eram de segundo plano como primeiro plano e assim, sobrecarregando a memória.

Isso faz um ciclo. Seu celular está lento, você baixa o aplicativo para melhora-lo, ele melhora no curto prazo, piora à longo prazo, você usa o app para tentar resolver isso e assim vai.

Se quiser fechar processos, use a ferramenta nativa do Android para fechar os apps e apenas ela

Conclusão


A memória Flash não será reparada, mas você ainda pode recuperar seu sistema. Mais cedo ou mais tarde, seu sistema estará em um estado que você será obrigado a fazer um factory reset.
Se seu celular já está apresentando lentidão, faça backup de todos os seus dados, faça reset no aparelho e não instale esse tipo de aplicativo novamente. Se não quer fazer isso por agora, apenas desinstale os apps de limpeza do seu celular.

Limpe o cache ou a memória interna do celular no máximo uma vez a cada duas semanas, não use apps para isso. Sabendo usar, o Android pode ser o melhor sistema operacional para você.

Siga as dicas do meu post "Dicas para usuários de android" e você nunca mais precisará usar esses apps.




Nenhum comentário:

Todos os comentários são monitorados. Comentários ofensivos serão removidos e os respectivos usuários banidos.